quinta-feira, 23 de julho de 2009

Porque sou contra o silicone

O erro de muitas pessoas é se posicionar perante a moda do silicone com um olhar sobre ser bonito ou feio. Se alguém não gosta de silicone, justifica dizendo que é “porque acha feio” ou “porque acha artificial”. A questão que coloco, no entanto, é a de que existe algo muito mais complexo (e invisível) fundamentando a moda do silicone. Minha posição contrária ao silicone é, portanto, muito mais sócio-cultural do que uma mera opinião sobre achar feio ou bonito.

Eu poderia julgar as mulheres que se sujeitaram e as que desejam se sujeitar a essa cirurgia como fúteis. De fato, eu acho que elas o são. Mas essa é apenas a percepção mais imediata do problema. Percebo, além do motivo da futilidade, variáveis sócio-culturais muito mais complexas que determinam essa vontade nas mulheres. E como esse tipo de percepção é de mais difícil acesso às pessoas, vou focar minha crítica neste ponto.

O silicone é o símbolo moderno do machismo, da subjugação das mulheres, da alienação, do consumismo, da falta de opinião própria, de bom senso e de questionamento. Sou contra o silicone porque me dói. Após a árdua luta pela emancipação que nossas antecessoras fizeram nos anos 60, me dói ver as mulheres procurando a independência financeira com o intuito de poder pagar a cirurgia plástica que a mídia as fez acreditar que precisavam, ou pra gastar metade do salário no salão de beleza.

Me dói ver as mulheres continuarem profundamente subjugadas, porém agora não mais aos homens em específico, mas subjugadas, fundamentalmente, à qualquer pessoa ou instituição que as diga como devem ser (e, para isso, muitas vezes, negar a si mesmas), para agradar a sociedade. Me dói ver que após todo o avanço que fizemos pela busca de sermos indivíduos plenamente ativos socialmente (coisa que não éramos há pouquíssimas décadas), as mulheres hoje acreditam que a beleza é a maior e/ou única fonte de aceitação social. Me dói ver que as mulheres são alienadas por um padrão de beleza imposto, que as fazem se olhar no espelho e se sentirem inadequadas consigo mesmas. Me dói ver que o sonho de muitas mulheres é se adequar a esse padrão imposto, nem que pra isso tenham que fazer cirurgias plásticas totalmente desnecessárias, enquanto os homens mais horrorosos não fazem questão nem ao menos de fazer um regime ou se vestir com roupas mais bonitas.

Me dói ver que as mulheres, desde crianças, têm seu desenvolvimento físico, intelectual e psicológico prejudicado pelas imposições que a sociedade em geral nos faz para atendermos aos requisitos estéticos que julgam serem essenciais às mulheres. Me dói ver mulheres acreditando que a feminilidade se mede pelo tamanho do peito ou da bunda. Me dói ver mulheres acreditando que quanto mais peito se tem, mais mulher se é (Para ilustrar isso, notem como é freqüente ver mulheres saindo nas fotos ou nas ruas usando mega decotes após colocar silicone, quase que dizendo: “olhe o QUANTO eu sou mulher agora”). Me dói ver mulheres, portanto, que não fazem a menor idéia do que é ser mulher.

Faço um apelo, portanto, para que as pessoas não mais se limitem a julgar o silicone como uma questão de “ser bonito ou feio”, mas que se atentem às diversas variáveis que estão implicadas nele: o machismo, a valorização das mulheres apenas através da beleza, as imposições que fazem com que as mulheres se sintam um ser eternamente faltante e as impele a se sentirem mal consigo mesmas, a alienação pela mídia e por modismos, o consumismo desenfreado, que sugere sutilmente que sempre precisamos comprar alguma coisa para nos sentirmos felizes e satisfeitos; e a falta de senso crítico e de questionamento.

16 comentários:

  1. "as mulheres hoje acreditam que a beleza é a maior e/ou única fonte de aceitação social"

    Achei que isso resumiu bem. É uma forma de estar "dentro", recebendo as vantagens de quem está "dentro" e escapando das desvantagens de que fica "fora".

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que eu percebi também é que hoje em dia as pessoas vivem em uma busca desenfreada pela "felicidade". E só se importam com o resultado final, sem se importar como e muito menos se questionar o porquê daquilo trazer satisfação. Acho que por esse e todos os outro motivos que você citou é que ficou tão forte essa moda do silicone :/

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que existem pessoas como você, que não estão entregues à massificação imposta pelos mecanismos de mídia onde dizer não ao que "está na moda" (silicone)é ser desatualizada ou fora do padrão! O melhor ainda é saber que você escreve essas críticas pra que pelos menos as pessoas que ainda tenham uma capacidade de reflexão, possam perceber que o que é dito como "normal" na verdade é um "absurdo".

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que você disse. E essa coisa está totalmente normalizada. Colocar silicone é tão comum quanto comprar pomada pra micose. Você vai lá, paga e pronto.

    Eu sou a favor da cirurgia plástica somente em casos em que ela deve ser feita por motivos de saúde (quando por exemplo um pedaço de pele tem que ser retirado ou um osso retirado) ou em casos de acidente em que pessoa fica desfigurada.

    Não acredito nessa de que 'coloquei silicone para me sentir melhor comigo mesma´. Isso não é verdade. Sentir bem consigo mesma é olhar para os seus seios pequenos e ser feliz.

    ResponderExcluir
  5. MundoMel,

    O pior é ver aquelas mulheres dizendo "quero pôr silicone não porque estou sendo influenciada, mas para melhorar minha auto-estima.

    Ora, se adequar ao padrão imposto sempre faz aumentar a auto-estima de qualquer um!Isso não as torna menos medíocres e menos influenciadas.

    ResponderExcluir
  6. O tópico não é sobre silicone ser bonito ou feio. Mas falarei sobre isso também.

    Sou homem, e acho horrível essa moda de seios siliconados. Acho absurdo que mulheres paguem caro, se submetam a procedimentos cirúrgicos de alto risco, e tudo isso para virarem monstrengos, verdadeiras frankensteins.

    Saúde é uma coisa bonita. E certamente colocar bolsas inúteis de silicone no corpo não é saudável.

    Proporcionalidade é algo belo. E com certeza seios gigantes não são proporcionais.

    ResponderExcluir
  7. Texto sensacional.
    Não tenho mais o que dizer. Tb sou contra silicone, por essas mesmas razões. Assim como tudo que muda o exterior da pessoa, quando o interior ainda precisa ser trabalhado. Autoestima vai além da aparência. Nota mil pro seu texto!!!

    ResponderExcluir
  8. Serei a única ao discordar? tudo bem, vamos lá...
    Concordo com vocês até tal ponto, que muitas colocam silicone pelo fato de serem influenciadas, pois muitas mulheres com peitos aderem a essa cirurgia plástica!
    Você disse que não iria falar se é bonito ou feio, realmente não disse, mas julgou como um todo quem coloca silicone... Se a mulher não tem nada de seio, se sente mal com ela mesma, você me diz que ela vai colocar silicone pros outros, por culpa da mídia?
    Me poupe da sua generalização, não é porque está tão comum as cirurgias plásticas que você pode sair apontando que tem silicone é porque não valoriza o conhecimento, é porque quer se mostrar, é porque nao merece respeito..
    Enfim, cada um tem sua opinião, e é fundamental ver ponto de vista diferente,esse é o meu, e não vai mudar, felizmente ou infelizmente, porque duas bolas como alguns dizem, não interfere em nada em ser ou não ser fútil ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a todos!! Está história tem muito o que falar!! mas vejamos, o mundo está cada vez mais se renovando, no passado nos não tínhamos liberdade de expressão e muito mais, mas agora somos livres para ser o que queremos e do jeito que queremos,essa é a realidade, somos mulheres cultas e inteligentes. Eu sou totalmente original e satisfeita com meu corpo se um dia eu quiser fazer uma cirurgia ou tratamento beleza,que maravilha que hoje em dia temos todos os procedimentos de beleza e saúde, a expectativa de vida só aumenta.#Iluminati

      Excluir
  9. Veja tantas pessoas apoiarem tantas coisas erradas em nome da "autoestima e da felicidade", o silicone realmente me soa um detalhe... sinceramente, não acredito que uma "verdadeira" mulher (aquela que quer ser desejada, notada, apreciada, amada, tocada, sentir-se completa...etc) sinta-se feliz com 2 bicos no corpo, que mais parecem duas verruguinhas, e a sombra na parede fica totalmente reta... seios "normais" (sim pois quando o seio é pequeno demais a mulher já ridicularizada) é um desejo de qualquer mulher, o que sou contra é, quanto ao exagero e a futileza, como a de mulheres que fazem questão de esfregar as novas "bolas de futebol" para que todos vejam... ridículo! Não sou contra o silicone, acredito que o exagero que torna o silicone ridículo, porém é uma questão de caráter! Silicone não é uma questão de moda (pelo menos não deveria ser) mas sim, de autoestima, sentir-se bem, feliz, completa, bonita... São fatores que variam de cada mulher, o que é bonito pra vc pode não ser para mim, enfim, não da para generalizar o silicone, há casos e casos..

    ResponderExcluir
  10. chorei lendo isso...é a pura verdade
    quem comentou que discorda, acho que não entendeu nadinha do texto: "se a mulher nao tem nada de seio, não se sente bem com ela mesma" >>mas por que não se sente bem? pq tem influencia externa dizendo que seios pequenos são feios. Ou alguém nasce achando isso? que tem que ter peitos grandes pra se sentir bem? óbvio que não, se sentir bem, aumentar autoestima, tudo a mesma desculpa pra se enquadrar em padrões ridículos e se achar o máximo dentro deles...não queriam ser escravas dos homens?mas agora são, e é muito pior. Antes dependiam financeiramente do casamento, agora conseguiram liberdade sexual e nem casamento tem mais, a maioria é usada e jogada fora por aí, além de se submeter a muita coisa pra 'agradar' quem não liga a mínima pra elas...lamentável

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelos seus textos, Bruna! Gostei muito do blog!

    ResponderExcluir
  12. PQP Sem muito a dizer. somente Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  13. Quando vc perder 40 kg e seu seio escapar por baixo num top PP e você optar por uma plástica onde o médico retira 800 gramas de pele nos poderemos ter uma conversa racional. A verdade é que as pessoas falam e julgam mas não conhecem os motivos que levam alguém a se submeter a uma cirurgia plástica.

    ResponderExcluir
  14. Uma pessoa dita como feminista, chamando outras mulheres de fúteis, medíocres e influenciadas pq elas se preocupam com a sua aparência? No minimo confuso. Ditar regras e diminuir as mulheres que optam fazer mudanças em seus corpos com o intuito de se sentir melhor consigo mesmas me parece muito mais com machismo. A "moda" dos seios fartos é um padrão imposto pela sociedade patriarcal? Sim, concordo com vc. Mas se a mulher se sente mais feliz colocando silicone ou indo ao salão, como vc disse, o problema é dela. Isso não a torna menos mulher que eu, você ou qualquer uma. Medir a intelectualidade de uma mulher pelo seu ''decote'', pelos seus gostos e vontades não te faz mais mulher que ninguém (e nem mais inteligente e culta); esse é um discurso antigo, inválido e machista. TODAS as mulheres merecem ser respeitadas, siliconadas ou não, com decotes ou sem decotes, com maquiagem ou sem maquiagem. Respeite e aceite a vontade individual de cada mulher. :)
    Seios grandes, pequenos, com silicone, "caídos" ou durinhos, todos são lindos! Vamos parar de disseminar ódio e causar inseguranças em outras mulheres e vamos nos amar hehe :)

    ResponderExcluir
  15. Pouca gente sabe mas hoje em dia já tem técnicas de aumentar os seios sem cirurgia.Claro que nao fica tão grande igual o silicone, mas pra pessoas que como eu so querem aumentar um pouco e tem medo de silicone, acho uma boa saída.
    Olhem estes sites:
    http://hotmart.net.br/show.html?a=N4525805H
    http://aumentarseiosnaturalmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir