domingo, 15 de janeiro de 2012

Faltam homens ou mulheres legais?



É intensamente difundida a idéia de que está difícil encontrar caras legais. Concordo em partes. É difícil achar pessoas legais, seja de qual sexo for. Todavia, creio que está mais difícil achar mulheres legais do que homens legais.



Tem muito homem perto de se tornar um cara legal. Só falta uma mulher inteligente para viabilizar isso.

Eu acredito que há muitos homens por aí que não são exatamente “caras legais”, mas têm o potencial para sê-lo. Muitos estão dispostos a refletir, a mudar, a rever seus (pré)conceitos. Basta alguém para moldá-los. E realmente acredito que muitos homens ainda não são “caras legais” justamente porque nunca tiveram uma mulher inteligente ao lado. Darei exemplos.

Nem os homens querem mais ser provedores e estar com mulheres submissas financeiramente. Até quando serão as mulheres que continuarão querendo isso?

É fato que muitos homens ainda gostam de gritar orgulhosamente que sua esposa “não precisa” trabalhar (há coisa mais gratificante para um homem machista e egoísta do que saber que sua esposa não poderá ir longe sem ele, já que precisa de seu dinheiro até para comprar papel higiênico?), mas diversos homens já cansaram – e com razão – do fadigoso papel de provedor. Muitos desejam uma mulher independente ao seu lado, que preze por seu crescimento profissional e financeiro, e ficam felizes quando vêem suas esposas crescendo tanto quanto eles.



Todavia, existem inúmeras mulheres – e ouso dizer que ainda são a maioria – que ainda exigem que seu companheiro ganhe mais do que elas, que não estão dispostas a dividir a conta do restaurante, que acreditam que o dinheiro que elas ganham é delas, mas o dinheiro do marido é “do casal”.



Ora, mesmo que o homem seja pró-direitos iguais e conseqüentemente acredite que tudo deve ser dividido, ele certamente fará questão de pagar as contas no primeiro encontro, mesmo achando que não deveria ser assim, pois, ao sair com uma garota pela primeira vez, não sabe ao certo se ela julgará isso como uma atitude coerente ou extremamente grosseira. E, para mulheres machistas, ter que dividir a conta no primeiro encontro – ou qualquer encontro – é motivo para nunca mais querer ver o cara.

Muitos homens acreditam que mulher também paga a conta (afinal, direitos e deveres iguais).  Mas muitas vezes não o fazem por medo de perder a companheira.

Os homens querem agradar as mulheres. Eles querem ser gentis. Logo, se comportarão da forma que acreditam que será reforçador perante as mulheres. Sendo assim, muitos acabam perpetuando atitudes machistas, mesmo não concordando, porque são as próprias mulheres que as exigem.

Futilidade não é sexy. Charme é.



Só caras imbecis gostam de mulheres fúteis. Os caras legais não as toleram. Nenhum homem em sã consciência gosta de esperar duas horas enquanto a mulher se arruma e, quando entra no carro, provoca crises de rinite nos outros por causa da maquiagem excessiva e desnecessária. Homem algum se excita com mulheres descontroladas financeiramente, que gastam seus salários no shopping e em tratamentos estéticos. Minto. Sim, há aqueles que se excitam: os homens igualmente fúteis e aqueles para os quais vale qualquer coisa se há chance de “se dar bem” no fim da noite.

Mulher fútil só tem moral com homem fútil.


Caras legais existem. E eles também estão procurando mulheres legais.

Se você têm como referência os homens que dispensam suas namoradas no domingo para ficar assistindo futebol, bebendo latinha de cerveja e arrotando com os amigos; que assistem Pânico na TV; que assinam Playboy; que moram de aluguel mas tem um carro importado; ou se conhece homens apenas nas “raves sertanejas”  e outras baladinhas de pessoas vazias cujo objetivo é descaradamente apenas “pegar”, é claro que não está vendo o menor sentido no que estou dizendo. 

O cara legal não é aquele toscão que adora televisão e cerveja.


Os caras legais existem, e não são tão raros. Mas é preciso saber escolher, é preciso saber onde encontrá-los.



Tem muito homem imbecil no mundo? Com certeza. Mas também há muitas mulheres no mesmo nível. Muito mais do que nós, mulheres, queremos acreditar.

       Tenho amigos e conhecidos que são homens muito interessantes e inteligentes, assim como também recebo muitos comentários masculinos aqui no blog. São caras legais, sensíveis, que desejam dar certo com alguém, que prezam pela fidelidade, que anseiam pela companhia de mulheres batalhadoras, que querem dividir alegrias e tristezas com mulheres sinceras e não materialistas, que desejam bater longos papos desafiadores com mulheres inteligentes. Todos eles compartilham da mesma angústia e se queixam do mesmo problema: está muito difícil achar uma mulher legal.



Isso é tão verdadeiro que eu mesma sinto a escassez de mulheres inteligentes, que não se deixam levar por padrões, que tenham opiniões próprias e críticas, que ouçam boa música, que trabalham para conquistar espaço e serem independentes, e não para pagar uma plástica no fim do ano. Tanto é que ultimamente tenho feito muito mais amizades com homens do que com mulheres. Logo eu, que sempre fui uma entusiasta do universo feminino e sempre me identifiquei e me senti mais à vontade com mulheres. É, só faltava isso para eu definitivamente me tornar a Elaine Benes*.

Elaine Benes: é independente, inteligente e belíssima, mas sem futilidades.


* Elaine Benes é a personagem de Julia Louis-Dreyfus no seriado "Seinfeld". É minha preferida da série pois nossas semelhanças são inúmeras, embora eu desejasse ser mais como ela em alguns pontos, e que ela fosse mais como eu em outros. Nossa diferença mais marcante é o fato de que ela quase não faz amizades com mulheres, apenas com homens. Pelo visto, era.